Páginas

Para pesquisar neste blog

domingo, 29 de abril de 2012

Lamparina de Garrafa e Vela



Gosto de itens ligados a iluminação, lanternas para jardim, lampiões a querosene, luminárias antigas... Em meu tempo livre pensei em fazer algo que fosse mais artesanal e rústico, acabei pesquisando pela internet e achei uma lamparina, industrializada, e resolvi tentar fazer uma similar, vamos ver no que deu! rsss



O processo de fabricação desta lamparina é bem simples e fica muito bonita, principalmente espalhada pelo jardim em uma noite de festa. Vários são os fatores positivos, um deles é o baixo custo para o funcionamento, pois usa velas comuns. Por sua vez a vela não emite tanta fumaça quanto uma lamparina alimentada a querosene, por exemplo. A segurança é outro ponto positivo, pois não é alimentada por líquido inflamável. A manutenção é moleza: Acabou a vela? Coloca-se outra e pronto. E os materiais empregados na fabricação garantem uma vida útil muito longa.

Mãos à obras. Os materiais utilizados são bem simples e relativamente de custo baixo, pois o resultado final é muito recompensante, uma lamparina de bom gosto e feita em Nosso Tempo Livre que até batizei de Lamparina Ranchuah (em referência ao sitio aonde vou colocá-las).

01 – Para o corpo da Lamparina corte o fundo de uma garrafa de tamanho normal (de 700ml à 1litro) da cor que achar mais conveniente, mas lembre-se, se seu objetivo é promover mais iluminação, é indicado que a garrafa utilizada seja transparente. Para cortar o fundo de uma garrafa você encontra alguns procedimentos no Youtube.com (amarrando barbante com álcool e colocando fogo), eu acabei comprando no Mercadolivre.com.br um equipamento simples de cortar garrafas, isso facilitou muito minha vida, pois já cortei com ele muitas garrafas para fazer algumas peças que depois vou postar no blog.


2 – Agora você precisa de uma base para a lamparina, eu optei por utilizar rodelas de mourão de eucalipto tratado, comprei um mourão com diâmetro um pouco maior do que uma garrafa de vodka e cortando, fatiei ele em várias rodelas com espessura de 4 a 5 cm.

3 – Preparando o lugar onde vai ficar a vela, fiz um buraco circular com 1” (1 polegada) de diâmetro e com 1,5 a 2 cm de profundidade bem ao centro de uma das faces da madeira. Para isso utilizei uma furadeira com uma broca chata de 1” para madeira, facilmente encontrada em casas de ferragens e parafusos.


4 – Ainda trabalhando na peça de madeira, lixei-a, aparei as quinas e apliquei verniz em duas camadas. No mesmo lado em que fiz a cava para a vela, parafusei em igual espaçamento 3 ganchinhos fechados que vão receber as correntinhas.

5 – Você vai precisar de 4 pedaços de corrente fina e resistente, sendo 3 pedaços de iguais tamanhos, com cumprimento aproximado à 25 cm que vão ser afixados cada um em um dos ganchinhos parafusados na base de madeira e suas extremidades serão juntas à uma argola do tipo que se usa em chaveiro.

6 – O 4º pedaço da corrente medindo aproximadamente 35 cm, também recebe uma argola em uma das extremidades, esta argola é a que vai sustentar a lamparina toda. Já a outra ponta desta corrente deve passar por dentro da garrafa, entrando pela boca da garrafa. Esta ponta deve ser também afixada à primeira argola que já tem presa a ela as pontas das 3 primeiras correntes presas aos ganchinhos na madeira. Complicou tudo?!?! As imagens ajudam bastante!
 

 







7 – A estrutura da lamparina está pronta, agora vamos à luz. A vela que utilizamos é a mais simples, cortando ela ao meio atendemos a duas lamparinas. Poderíamos colocar a vela direto na cava feita na madeira, porém, ela, com o tempo, acabaria queimando a madeira e reduzindo a vida útil da lamparina, assim optei por um copo de vidro, daqueles de dose de bebidas. Primeiro corto a vela ao meio, queimo uma de suas extremidades para afixá-la dentro do copo de vidro e queimo a outra extremidade para já deixar o pavio à mostra, facilitando o acendimento quando necessário. Depois da metade de uma vela afixada dentro do copo de dose encaixo o pequeno copo de vidro na cava feita na base de madeira. Pronto!!!!


Funcionalidade:
1 – A garrafa de vidro, além de dar o corpo principal à peça, serve para evitar que o vento apague a chama da vela. Para acender ou apagar a vela, que é a chama da lamparina, é só suspender a garrafa, deslizando-a pelas correntes que passam por dentro da garrafa.



As Dicas São:

1 – Para as bordas da garrafa não ficarem cortantes é só passar uma lixa fina para metal, o acabamento fica bom.

2 – Você pode dar mais alegria às lamparinas pintando as bases de madeira com tintas coloridas, opte sempre por tintas à óleo para dar mais durabilidade à madeira.

3 – Usar velas perfumadas, aromatizadas, coloridas ou até mesmo de citronela vão dar um charme a mais as suas lamparinas.

4 – As garrafas também põem receber pinturas á mão para dar uma personalização a mais nas peças.

5 - Você ainda pode colocar um ganchinho aberto no fundo da base de madeira para pendurar alguma decoração, chaves, vasinho de violetas ou até mesmo um bebedouro para beija-flor. Ideias não faltam! kkk A decoração abaixo foi feita por minha namorada para aproveitarmos as rolhas que tenho m casa e poderá ser uma postagem futura. Né Amor?!?! rss




6 - A garrafa de vidro não fica apoiada na base de madeira, a garrafa fica apoiada pela argola que fica em seu interior e não passa pelo seu gargalo. O espaço que fica entre a garrafa e a base de madeira deve ter de 1 a 2 cm para entrar ar suficiente para não abafar a chama. Para regular esse espaçamento corte elos da corrente. 


Meu Erro
1 – Quando optei por envernizar a base de madeira, também optei por maior praticidade, comprei, como de costume, verniz em spray. Isso aumentou o custo da peça. É porque a peça de madeira feita com mourão de eucalipto é muito absorvente e mesmo depois de 4 camadas de verniz em spray a pintura ainda não deu uma cobertura satisfatória. Pintar com tinta ou verniz com pincel rende mais.

Com suas lamparinas prontas agora é só espalhar pela casa, jardim ou seu sitio e chamar os amigos para tomar um bom vinho. Com toda certeza vão querer levar de presente! RSS



Envolvidos:
Casa dos Parafusos – Sandrinho (27) 3361-1536 (Ganchinhos e brocas).
Promix Parafusos e Ferramentas – (27) 3362-3050 (Correntinha e argolas).
Visual Tintas do Aeroporto – Ronaldo (27) 3361-3449 (Lixas e Verniz).
Guara Madeiras (rotatória do Extrabom) (27) 3261-4060 (Mourões)
Bebydas.com – Adalgisa (27) 3362-1120 (copinhos de dose)
As velas foram da dispensa de casa mesmo. Kkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se com seu e-mail para que possamos responder seus comentários.